"Para viajar basta existir..."
                      Fernando Pessoa


Basílica da Estrela, Lisboa, Portugal

Basílica da Estrela


É um templo católico e antigo de freiras carmelitas localizado na cidade de Lisboa, em Portugal. Esta vasta igreja, encimada por uma cúpula, ergue-se no alto de uma colina na zona oeste da cidade, sendo um dos marcos da zona da Lapa (Paróquia de Nossa Senhora da Lapa à Estrela, ou simplesmente Paróquia da Lapa) e dá nome à freguesia homónima.
Início da Construção: 1779
Fim da Construção: 1790
Inauguração: 1794

Museu do Oriente


O Museu do Oriente está instalado no edifício Pedro Álvares Cabral, antigos armazéns da Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau em Alcântara, Lisboa. Foi fundado em 2008. O museu reúne coleções que têm o Oriente como temática principal, nas vertentes histórica, religiosa, antropológica e artística. A exposição permanente engloba 1400 peças alusivas à presença portuguesa na Ásia e 650 peças pertencentes à coleção Kwok On.
Localização: Avenida Brasilia - Doca de Alcântara, Lisboa 1300-598, Portugal
Tel: (+351) 213585200


Museu do Oriente, Lisboa, Portugal


Mercado de Campo Ourique, Lisboa, Portugal

Mercado de Campo Ourique


O espaço de restauração, com mesas corridas em estilo cantina, abriu em maio de 2014 e tornou-se um destino gastronômico. Encontra-se no lado poente do edifício, no piso térreo, e funciona todos os dias das 10h à meia noite de domingo à quarta-feira, e das 10h às 2h de quinta-feira a sábado. Mistura bancas e chefs conceituados com várias marcas de produtos nacionais, e a oferta varia entre o marisco, pregos, hambúrgueres, sushi e gelados, entre outras especialidades. Ao centro estão as bancas das bebidas.

Jardim da Estrela


O Jardim da Estrela, mais tarde renomeado Jardim Guerra Junqueiro, foi criado em meados do século XIX, em frente à Bas ílica da Estrela, em Lisboa, nos terrenos de Antônio José Rodrigues, sendo a iniciativa da sua construção devido a Antônio Bernardo da Costa Cabral, com o apoio de D. Maria II, Manuel José de Oliveira e a um donativo de quatro contos de um português do Brasil, Joaquim Manuel Monteiro. Os trabalhos de construção tiveram início no ano de 1842, sendo interrompidos entre 1844 e 1850, devido à conturbada situação política, e reiniciados neste ano, sob orientação dos jardineiros Jean Bonnard e João Francisco. O jardim foi oficialmente inaugurado a 3 de Abril de 1852. Na segunda metade do século XIX, o Passeio da Estrela  esteve na moda e na altura possuía elementos que já não existem, como estufas, quiosques e um pavilhão chinês. Nos anos 70 do século XIX, existia um leão na sua jaula que havia sido doado por Paiva Raposo, vulgarmente conhecido por Leão da Estrela, que estava instalada num pavilhão próximo da entrada da Avenida Pedro Álvares Cabral.


Jardim da Estrela, Lisboa, Portugal


Museu Nacional da Arte Antiga, Lisboa, Portugal

Museu Nacional da Arte Antiga


O Museu Nacional de Arte Antiga é o mais importante museu de arte dos séculos XII a XIX em Portugal, ao acolher a mais relevante coleção pública de arte antiga do país. As suas coleções - cerca de 40000 espécies - incluem pintura, escultura, desenho e artes decorativas européias e, também, coleções de arte asiática (Índia, China, Japão) e africana (marfins afro-portugueses) representativas das relações que estabeleceram entre a Europa e o Oriente na sequência das viagens dos descobrimentos - iniciadas no século XV e de que Portugal foi nação pioneira. O museu encontra-se localizado em um palácio dos finais do século XVII, mandado construir por D. Francisco de Távora, primeiro conde de Alvor. O Palácio é conhecido como Palácio de Alvor-Pombal pois, em 1759, após o Processo dos Távoras, o edifício foi adquirido em leilão por Paulo Carvalho e Mendonça, irmão de Marquês de Pombal que, por morte do primeiro, passou a ser proprietário do palácio. Em 1879 o palácio foi alugado, e posteriormente adquirido, pelo estado português para nele instalar o Museu Nacional de Bellas Artes e Arqueologia, inaugurado em 11 de Maio de 1884.
Localização: Rua das Janelas Verdes, 1249-017 Lisboa, Portugal
Tel: (+351) 213912800

Rua do Olival
Lisboa, Portugal

Acesso Gratuíto

© 2022 - Em Lisboa Uma Casa Amarela